Proteses Overdenture

PRÓTESE OVERDENTURE

Muitas são as causas para a perda dos dentes como a má higiene bucal, doenças na gengiva, traumas causados por acidentes entre outras ocorrências. Com o tempo, a falta dos dentes acaba interferindo na mastigação, na estabilidade dos maxilares, na alimentação e até modificar a base óssea (sustentação em que ficam as raízes dos dentes).

Para evitar que chegue a este ponto, recomenda-se a colocação de uma prótese. Ela preserva a base óssea, pois acaba protegendo a gengiva, que não fica sobrecarregada.

Uma das opções mais práticas e com algumas vantagens é a Overdenture também conhecida como Prótese Overdenture. Ela consiste em uma prótese móvel e apoiada sobre Implante Dentário, parafusos de titânio que variam de 2 a 6, dependendo de cada paciente.

Os implantes fixam uma barra sobre suas plataformas (barra clip ou oring’s), e a Prótese Overdenture ou simplesmente Overdenture se encaixa nessa estrutura, cobrindo-a totalmente. Com a Prótese Overdenture, os implantes de fixação ficam ocultos e a estética do sorriso é devolvida.

COMO É FEITA A PRÓTESE OVERDENTURE?

Uma das queixas mais comuns entre os usuários que usam Overdenture é o incômodo que ela acarreta. Não é raro a gengiva sofrer sobrecarga durante a mastigação. Só o encaixe da Prótese Overdenture pode deixar a gengiva dolorida. Por isso, são usados materiais macios e maleáveis para causar o mínimo de desconforto possível. Um dos materiais mais utilizados é a silicona termo polimerizável que se adapta bem à arcada do paciente e quase não causa desconforto.

Outros materiais bastante usados na confecção da Overdenture são ou resina nacionais ou importadas.

Dentes artificiais são instalados e provados durante a confecção da prótese, feitos de resina, os mesmos materiais usados nas pontes e dentaduras convencionais. O material preferido para implantes é o titânio, devido sua compatibilidade com o osso e outros tecidos.

QUAIS AS VANTAGENS DA PRÓTESE OVERDENTURE?

Uma das vantagens mais elogiadas da Overdenture é que a higienização bucal pode ser feita pelo próprio paciente.

Outro benefício é que a Prótese Overdenture oferece maior segurança ao paciente se comparado as próteses convencionais, pois ela não fica “solta” na boca. Mesmo em situações simples como assoprar ou conversar, não há risco da Prótese Overdenture se soltar e causar constrangimentos.

A Prótese Overdenture possui um custo menor se comparado ao tratamento com a Prótese Fixa sobre Implantes. Mas após o uso por um tempo prolongado, faz-se necessário a substituição da Prótese Overdenture, pois ela sobre um desgaste nas junções e pode comprometer a mastigação e principalmente a estética.

Ortodents Clínica odontológica em Anapolis
× Converse conosco