Proteses Total Fixa

PROTOCOLO DE IMPLANTE DENTÁRIO TOTAL

A falta de um dente pode comprometer toda a arcada no decorrer do tempo. Imagine quem não tem nenhum dos dentes na boca. Além do comprometimento estético, a falta deles pode prejudicar a saúde, pois a pessoa passa a se alimentar apenas de alimentos moles ou pastosos, limitando a ingestão de nutrientes, comprometendo toda a parte funcional de distribuição de carga mastigatória trazendo danos à articulação têmpora mandibular e acarretando dores na ATM e a cefaleia.

Uma boa notícia é que na Sorrimix existem ótimas soluções como a colocação de Implante Dentário Total, também conhecido como Protocolo de Implante, que devolve a qualidade de vida ao paciente. Muitos o consideram como “3ª dentição”, pois o resultado é tão bom que devolve ao paciente o estilo de vida que estava habituado quando possuía os dentes naturais.

MATERIAIS MAIS UTILIZADOS NO IMPLANTE DENTÁRIO TOTAL

O Implante Dentário Total permite que todo tipo de alimento possa ser ingerido, até os mais consistentes.

Os materiais utilizados na confecção do Protocolo de Implante são bastante resistentes, como a resina importadasporcelana pura e metalo-cerâmica. O uso dessas matérias-primas garante maior resistência a impactos, durabilidade e excelente apresentação.

RESINA

Na confecção do Protocolo de Implante com resina são necessários que haja uma estrutura metálica (barra) para reforçar a peça e também, outra resina em alguns casos, de cor rosa para simular a gengiva. A tonalidade da cor dos dentes é de escolha do paciente com ajuda do profissional, que utiliza uma escala de cores que poderá variar de acordo com a solicitação do paciente. A resina é um material extremamente durável e com o tempo, a cor dos dentes poderá ficar um pouco mais amarelada, no caso de resinas nacionais.

PORCELANA PURA ESTRATIFICADA

É feita uma base com porcelana branca opaca (zircônia). Sobre ela são esculpidos a anatomia adequada dos dentes moldados em porcelana estética, que formarão a arcada. Esse recurso deixa os dentes translúcidos como os dentes naturais, pois não são utilizados metais em seu interior para sua sustentação. Tem grande durabilidade e não sofre alteração de cor no decorrer do tempo.

METALOCERÂMICA

Utiliza a porcelana e o metal para sua confecção. O metal é utilizado na parte interna e revestido de porcelana, material altamente resistente e durável. Dentes esculpidos manualmente em porcelana vão sobre essa estrutura metálica. Ambos são fundidos, garantindo maior segurança no Protocolo de Implante. Este é o método mais utilizado na Clínica Sorrimix.

SEGURANÇA DO PROTOCOLO SOBRE IMPLANTE

A fixação do Protocolo de Implante é garantida pelos parafusos de titânio inseridos na base óssea da arcada. Após um tempo os implantes integram-se ao osso, sem risco de rejeição, tornando a fixação definitiva.

Na Sorrimix não trabalhamos com cargas imediatas pois estudos comprovam que em 85% dos casos haverá insucesso nos resultados, tendo em vista que se faz necessário esperar a correta osseointegração. Isso é o que garante a firmeza e segurança do Implante Dentário Total, proporcionando ao paciente tranquilidade e qualidade de vida em suas atividades mais corriqueiras.

Por ter uma fixação extremamente firme, a remoção do Protocolo Implante Total poderá ser feita somente pelo dentista, pois o procedimento é delicado e exige cuidado profissional.

CUIDADOS COM A PRÓTESE PÓS-IMPLANTE

Após a colocação da prótese é muito importante a correta higienização bucal, mas ela deve ser feita com extremo cuidado. Como nos dentes naturais em que a falta de escovação pode acarretar na formação da placa bacteriana, na prótese isso também pode ocorrer. É preciso remover todos os resíduos alimentares que possam se alojar entre os pinos de titânio e a superfície da prótese.

Outro cuidado com a prótese pós-implante é a boa higienização, que evita a ocorrência de peri-implantite (quando ocorre infecção ao redor do implante), levando-o a ficar mole e até a sua perda, inviabilizando a implantação de prótese.

COMO HIGIENIZAR A MINHA PRÓTESE?

Caso a sua nova parceira bucal precisa ter cuidados especiais de higienização.

Alguns acessórios disponíveis no mercado são ideais para higienização da prótese tipo protocolo. Uma delas é a escova modelo unitufo, que possui formato que alcança com facilidade e limpa essa região.

Outro aliado é o fio dental com uma das pontas rígida, como um fio de nylon, que facilita na inserção no local. A outra extremidade tem aspecto esponjoso, que expande e limpa toda a região com delicadeza.

Outro modelo recomendado para o paciente é o passa fio (peça plástica em formato de agulha com orifício para encaixe do fio) que facilita na inserção do fio no local.

Existem aparelhos que jogam jatos de água sob pressão e são eficientes para a limpeza debaixo da prótese, sendo que o mais conhecido desses aparelhos é o Waterpik.

Ortodents Clínica odontológica em Anapolis
× Converse conosco